Main Ad

Aeroporto de Boa Vista suspende voos comerciais por quatro dias a partir desta sexta-feira

A suspensão ocorre devido à reforma no local - Foto: Divulgação/Boa Vista Airport

O Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhede terá os voos comerciais suspensos a partir das 6h desta sexta-feira (19), devido à reforma no local. Os voos serão retomados na próxima segunda-feira (22), depois das 22h.

A suspensão ocorre devido à reforma no local. Ela também acontece entre os dias 26 a 29 de janeiro e em fevereiro, durante os dias 2 a 5 e de 23 a 26.

As operações da aviação geral (táxis aéreos, transporte aeromédicos, entre outros) não serão impactadas, segundo a Vinci Airports.

A suspensão foi anunciada em outubro do ano passado. As obras devem encerrar no segundo semestre deste ano.

De acordo com a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, as companhias aéreas suspenderam as vendas para essas datas ainda outubro e relocaram os passageiros que já haviam comprado passagem para esses dias.

"A malha aérea já está sendo adequada com a devida antecedência. Ressaltamos que este planejamento é fruto de alinhamento prévio com as companhias aéreas e diversas instituições públicas e privadas. Esta comunicação reflete o compromisso de todos os elos com a transparência permitindo que a população possa programar adequadamente suas viagens" disse a empresa.

A definição dos dias para as intervenções levou em consideração os dias que concentram o menor movimento na semana. Para esta etapa será necessário fechar parcialmente a pista.

Inicialmente, a suspensão seria por 16 dias seguidos com fechamento completo da pista devido à complexidade da obra. Porém, uma reformulação do planejamento possibilitou a liberação para aviação geral e separar o período em etapas de quatro dias seguidos cada (de sexta a segunda).

A administração do local passou a ser da Vinci Airports porque, em abril de 2021, a empresa arrematou o bloco de sete terminais na região Norte em um leilão do Ministério da Infraestrutura. Desde fevereiro do ano passado que a empresa francesa administra o aeroporto.

Obras

As obras no aeroporto iniciaram em abril de 2023. Em agosto do mesmo ano, voos foram cancelados devido à pista molhada no local.


No mesmo mês, a empresa inaugurou uma área de embarque provisória e disse que atrasos de voos faziam parte do 'dia a dia' das companhias. O aeroporto passa por reformas gerais com investimento no valor de mais de R$ 1,2 bilhão. A reforma inclui:

  • duplicação do terminal de passageiros e reforma da pista;
  • ampliação do sistema de manuseio de bagagem;
  • remodelação da praça de alimentação;
  • quatro novos portões de embarque;
  • melhorias no sistema de ar condicionado e iluminação do estacionamento de veículos.

De acordo com a Vinci, a reforma deve possibilitar que o aeroporto receba aviação de grande porte e processar, ao mesmo tempo, voos domésticos e internacionais, o que deve atrair novos voos para Boa Vista.

As medidas permitirão, também, que o aeroporto receba a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), fato inédito em Roraima.

Fonte: g1 RR

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem