Main Ad

Famílias celebram evolução dos filhos em aniversário de 1 ano do Centro de Autismo

Unidade oferece atendimentos gratuitos especializados em diversas áreas, representando um marco no cuidado e atenção a pessoa com TEA


O Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista da Rede Municipal de Ensino (CETEA) completa 1 ano de implantação na próxima quinta-feira, 23. Para celebrar esses 365 dias de muito trabalho e, principalmente, conquistas, uma programação especial de aniversário foi promovida nesta segunda, 20, na unidade.

Trata-se do primeiro IntegraTEA de 2024, evento que proporciona às crianças e suas famílias momentos de interação por meio de atividades coletivas. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, são muitos motivos para celebrar o trabalho desenvolvido no Centro, que representa um marco no cuidado e atenção à pessoa com TEA na capital.

“Esses 365 dias simbolizam o compromisso da nossa gestão em proporcionar assistência especializada e humanizada às crianças com TEA. Sabemos que estamos no caminho certo quando ouvimos depoimentos dos pais e mães, que relatam a evolução dos filhos. Cada avanço para uma criança com autismo, por mais sutil que seja, faz diferença na rotina da família”, disse Arthur.

Atualmente, são atendidos 196 estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino, com faixa etária de 2 a 12 anos. São 546 atendimentos semanais e 2.184 mensais. A unidade conta com psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, educador físico, pedagogo, arte-educador e assistente social. Os estudantes com laudo são encaminhados ao CETEA pelas escolas municipais.



Cuidado e assistência necessária

Claudilene Soares é mãe do Antony Levi, de 4 anos, primeiro aluno matriculado no Centro. Por lá, o filho recebe atendimento na área de fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia. Segundo ela, essa assistência tem transformado o dia a dia da família, contribuindo para o estreitamento de laços entre mãe e filho.

“Antes, ele não conseguia formar frases. Só falava palavras soltas. Ele também é muito agitado. Mas, após começar a ser atendido aqui no centro, passou a ficar mais calmo, a sentar e fazer atividades. Para nós, mães, que estamos no dia a dia, essa evolução é muito importante e faz muita diferença. Passei a saber de fato o que ele gosta, por exemplo. Sou muito grata por esse cuidado”, falou.

Arão Almeida é pai do Estevão, de 8 anos, que estuda na Escola Municipal Indígena Martins Pereira, comunidade do Morcego. Além de receber Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Sala de Recursos Multifuncionais da unidade, a criança também é acompanhada no CETEA.

“Ele tem evoluído muito, principalmente na fala. Como pai de autista, sei o quão fundamental é esse acompanhamento para o desenvolvimento do Estevão e fico muito feliz por essa oportunidade. Ele é atendido há 7 meses e hoje consigo enxergar nitidamente a importância do Centro na vida do meu filho”, explicou.


Modalidade de Educação Especial

Atualmente, 1.548 alunos com autismo são atendimentos na Rede Municipal de Ensino, sendo 2.117 alunos considerados público-alvo, entre crianças com deficiência física, intelectual, auditiva ou visual e alunos com altas habilidades.

Para isso, Boa Vista conta com 138 professores especialistas em educação especial, que além dos atendimentos ofertados, desenvolvem diversos projetos em parceria com a comunidade escolar.


Salas de Recursos Multifuncionais

O Centro reforça o trabalho já desenvolvido na Educação Especial do município, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esses atendimentos acontecem nas Salas de Recursos Multifuncionais, disponíveis em 45 escolas da rede, assim como no Centro de Autismo e no Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE).

É importante destacar que as unidades funcionam mediante encaminhamento da própria escola, que faz um requerimento contendo um relatório sobre a necessidade daquele aluno receber atendimento especializado. Após esse procedimento, os profissionais entram em contato com a família para efetivação da matrícula.

FONTE: PREFEITURABV

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem