Main Ad

Preço de alimentos já sobe mais que o dobro da inflação este ano

Em janeiro e fevereiro, custo da comida em casa aumentou 2,95%, contra 1,25% do IPCA (Foto: Divulgação)

Os preços dos alimentos consumidos nos lares brasileiros têm experimentado uma nova escalada desde outubro do ano passado, superando a taxa de inflação. Nos primeiros dois meses deste ano, janeiro e fevereiro, a alta atingiu 2,95%, mais que o dobro da taxa oficial de inflação medida pelo IPCA, que foi de 1,25% no mesmo período.

O aumento tornou-se tema central em uma reunião ministerial convocada pelo presidente Lula nesta quinta-feira, 14, em sinalização de preocupação no Palácio do Planalto.

No mês de fevereiro, o aumento de preços foi impulsionado principalmente pela elevação nos valores da cebola, batata-inglesa, frutas, arroz e leite. No acumulado do ano, houve um aumento de 38,24% no preço da batata-inglesa e de 56,99% no preço da cenoura.

Além disso, outros alimentos registraram aumentos significativos, com crescimentos superiores a 10% este ano, como a cenoura (56,99%), a batata-inglesa (38,24%), a banana prata (17,45%), o feijão carioca (15,27%), o feijão preto (11,95%) e o arroz (10,32%).


FONTE: Conexão Política


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem