Dois garimpeiros de 34 e 31 anos foram presos com 357 kg de skunk escondidos em uma caminhonete na vila Sumaúma, no município de Mucajaí, Sul de Roraima nesta terça-feira (19). A droga estava dividida em 295 tabletes dentro da carroceria da caminhonete.
De acordo com a Polícia Civil, a apreensão é resultado de uma investigação que começou com a queda de um avião em novembro no município do Cantá, Norte do estado. Na ocasião, os policiais suspeitaram que havia sido adaptada para o transporte de drogas, mas não foram encontrados indícios.
Os policiais registram na ocasião um Boletim de Ocorrência da queda do avião e passaram a investigar os donos, identificando uma dessas pessoas, que era ligado ao garimpo ilegal, mas começou a traficar drogas após as medidas mais rígidas do Governo Federal contra a prática em terras indígenas.
Ao longo desta semana as diligências se intensificaram, o que resultou na apreensão. Além das drogas apreendidas na caminhonete, também foram encontrados na casa de um deles 11 galões de óleo diesel, três balanças industriais e outros objetos.
Os policiais também apreenderam telefones celulares, balanças e demais objetos. O material foi levado para Boa Vista. As ações fazem parte da Operação Paz da Polícia Civil, que ocorre nos 15 municípios de Roraima.
Os dois homens chegaram a Boa Vista ainda na noite desta terça-feira (19) e foram levados à sede da Delegacia de Repressão ao Entorpecente (DRE) onde foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico e associação para o tráfico de drogas.
Fonte: g1 RR