Main Ad

Ministro da Pesca cumpre agenda em Roraima na próxima segunda-feira

 

O deputado Zé Haroldo foi responsável pela articulação junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura que viabilizou a agenda em Roraima. (Foto: Ascom)


A superintendência federal da Pesca e da Aquicultura vai realizar, nesta segunda-feira (25), uma agenda com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André Carlos de Paula Filho, para discutir as demandas do setor no Estado de Roraima. O evento vai iniciar a partir das 9 horas, no Ginásio de Esportes Hélio da Costa Campos, no bairro Canarinho. 

O deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) foi o responsável pela articulação junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura que viabilizou a agenda em Roraima. Para o parlamentar, a visita do ministro André de Paula representa uma oportunidade valiosa para compreender melhor as necessidades do setor e, como resultado, implementar ações mais eficazes para seu avanço. “O desenvolvimento da pesca e da aquicultura em Roraima irá proporcionar crescimento econômico, geração de emprego e ainda a segurança alimentar”, afirmou.

O superintendente da Pesca e da Aquicultura de Roraima, Hilton Xavier, afirma que o evento marca a retomada das atividades no estado e os resultados já alcançados na sua gestão.  “Estamos honrados com a presença do ministro no nosso encontro, que irá tratar sobre as ações desenvolvidas em prol do fortalecimento da pesca e da aquicultura.  Estamos trabalhando intensamente para restabelecer programas que fomentem as práticas de pesca e garantam a segurança alimentar, incluindo programas voltados aos povos indígenas. Fomos o primeiro estado do país a eliminar completamente a fila de espera para a emissão de carteiras de pescador. Uma fila que se estendia por 9 anos. E a nossa intenção também é de atuar em parceria com instituições renomadas, como a EMBRAPA e o SEBRAE, com o objetivo de estabelecer acordos de cooperação técnica”, salientou Hilton Xavier.

A solenidade vai reunir com entidades pesqueira e de aquicultores, representantes da Embrapa, ICMBIO, Funai, Instituto federal e da Universidade federal.  Na ocasião, será feita a assinatura do protocolo de intenção, com vários órgãos e entidades ligadas ao setor. 

No período da tarde está prevista uma visita técnica na EMBRAPA, para conhecer o sistema que incentiva a aquicultura e visita à comunidade pesqueira do município de Iracema. 

Programação

09 horas -  Abertura do Evento

Pauta:

Anúncio do zeramento das carteiras;

Debate com as entidades pesqueiras sobre os principais desafios do setor para o próximo ano;

Debate com as entidades aquícolas e aquicultores sobre os principais desafios da cadeia de produção e incentivo do consumo ao pescado em todas as camadas da sociedade da Amazônia.

12:30 horas – Saída de Boa Vista

Parada técnica na EMBRAPA, para conhecer o sistema que incentiva aquicultura como principal fonte de combate à fome. E visita ao laboratório de pesca e aquicultura.

15 horas - Visita ao Município de Iracema  

Entrega de 15 (quinze) embarcações rabeta e 15 Kits de pesca;

Visita à comunidade pesqueira local;

Visita ao frigorífico 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem