Main Ad

São Raimundo-RR tem 1,9% de chance de ir à segunda fase da Série D, diz matemático

Jogadores do São Raimundo-RR se reúnem no campo antes da bola rolar — Foto: Hélio Garcias/@bv_esportes


A três pontos do G4 do grupo 1 na Série D do Campeonato Brasileiro e sem depender das próprias forças, o São Raimundo-RR chega na última rodada da fase de grupos da quarta divisão com 1,9% de chances de classificação para a segunda fase.

A pedido do ge, o cálculo foi feito pelo matemático Gilcione Nonato Costa, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em probabilidades ligadas ao futebol.

Outro site especializado em probabilidades no futebol, o Chance de Gol, coloca o São Raimundo-RR com 6,7% de chances de classificação para a segunda fase da Série D.

A situação do São Raimundo-RR é complicada na última rodada da Série D. Neste sábado (22), o Mundão não depende apenas de si. Além de vencer o São Francisco-AC em casa, o time roraimense precisa tirar uma diferença de quatro gols para o Humaitá, que obrigatoriamente tem que perder diante do Nacional-AM, e ainda torcer por uma derrota do Princesa do Solimões contra o Águia de Marabá.

Dos três times em disputa, Humaitá e Princesa do Solimões estão com 18 pontos somados, mas o Humaitá fica à frente por ter uma vitória a mais em relação ao Princesa. Portanto, o Tourão é o único que depende apenas dele mesmo. Qualquer vitória simples garante o time acreano na próxima fase.

Segundo os cálculos do matemático Gilcione Costa, as chances de classificação pela última vaga no grupo 1 são as seguintes:

  • Humaitá-AC: 66,4%
  • Princesa do Solimões: 31,7%
  • São Raimundo-RR: 1,9%
A última rodada da fase de grupos da Série D acontece neste sábado (22), com todos os jogos ocorrendo simultaneamente, a partir das 17h (horário de Brasília).

O matemático Gilcione Costa levou em consideração alguns aspectos que impactam dentro e fora de campo, como a sequência de jogos, os resultados e desempenho dos times ao longo da competição, adversários e locais dos jogos de cada time na última rodada e, claro, os critérios de desempate.

Gilcione Nonato Costa é um dos cinco professores do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais que fazem parte do grupo “Probabilidades no Futebol”, que divulga a matemática através do futebol desde 2005.

Fonte: Globo Esporte RR

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem