Main Ad

Zé Haroldo Cathedral requer criação de programa para apoio psicológico aos familiares das pessoas com deficiência


“Nosso apelo é pela formulação de um programa específico e multissetorial para o apoio psicológico aos familiares e, em especial às mães.” Zé Haroldo Cathedral (Foto:Ascom)

 

O deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) protocolou, nesta terça-feira (6), Requerimento de Indicação nº 767 de 2023 ao Ministério da Saúde, solicitando a implementação de programas para apoio psicológico aos familiares das pessoas com deficiência.

Para o parlamentar esta iniciativa vai atender uma demanda significativa da população, que se dedica, exclusivamente, à rotina exaustiva de tratamento e cuidado das pessoas com deficiência. Zé Haroldo Cathedral justifica que o comprometimento, as frustrações e o medo enfrentado por estas famílias, acabam impactando na saúde mental, ocasionando depressão e desgaste emocional. “Tenho ouvido muitos relatos de pais e mães das pessoas com deficiência sobre a falta de apoio psicológico e físico para uma vida digna. Por trás de mais de dezessete milhões de pessoas com deficiência há, para cada um, familiares dando o suporte necessário e que necessitam também de amparo e atenção”, ressaltou.

O deputado defende a criação de programas de suporte psicológico para lidar com as dificuldades e adversidades vivenciadas diariamente, principalmente em decorrência das diversas privações realizadas no cotidiano. “Nosso apelo é pela formulação de um programa específico e multissetorial para o apoio psicológico aos familiares e, em especial às mães, das pessoas com deficiência e que resultará, indiretamente, em benefícios à própria pessoa com deficiência. Nossa intenção também é atuar de forma preventiva aos possíveis problemas psicológicos que podem ser desencadeados.”


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem