Main Ad

Produtores da Comunidade Serra da Moça iniciam colheita de dez hectares de milho verde

A safra faz parte da cultura de inverno, que conta com apoio e incentivos da Prefeitura de Boa Vista


Quando se fala em produtividade, a região de lavrado de Boa Vista segue mais próspera. Na Comunidade Serra da Moça, por exemplo, já foram plantados dez hectares de milho na cultura de inverno, graças ao apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI). A colheita já começou e beneficia diversas famílias e associações.

Esta safra faz parte da cultura de inverno, atividade que desde 2018 vem sendo executada pela SMAAI nas comunidades. A colheita contribui para o sustento de muitas famílias, através da comercialização tanto internamente, quanto nas feiras da capital, além da venda direta para o projeto Mesa Brasil (Sesc).

O fundador da Associação dos Produtores Indígenas da Serra da Moça, Justino dos Santos, é um dos produtores que acreditam no trabalho do município com as plantações. “Desde 2018, estamos recebendo apoio da prefeitura com o plantio de grãos. Já recebemos o milho, feijão, abóbora, melancia. Agora estamos colhendo o milho que é de grande ajuda para o sustento para as nossas famílias”, disse Justino.

Parte da colheita vai acontecer no final de setembro, com milho já seco (em grãos). A expectativa é de até 130 sacos de milho por hectare. Nesse ano, a SMAAI duplicou a área plantada, possibilitando maior renda a todos os agricultores indígenas envolvidos no projeto.

“Na Serra da Moça, além de oito hectares plantados na área coletiva, também foram plantados outros dois hectares na associação, que conta com 20 associados que receberam capacitação para realizar todas as etapas de cultivo, como preparo do solo, plantio, tratos culturais e colheita”, explica Cezar Riva, secretário municipal adjunto de Agricultura e Assuntos Indígenas.

Há três anos Fagner Almeida, 30, é um dos 20 associados que está ajudando na colheita do milho, o que para ele é uma grande satisfação. “É uma ajuda muito grande na renda da minha família. Com todo o conhecimento que os técnicos da SMAAI oferecem pra gente na comunidade, consegui ter uma plantação pequena de milho, macaxeira e maxixe. Vendo tudo na feira da capital”, disse o agricultor.

Projeto Culturas de inverno – A prefeitura de Boa Vista vem desenvolvendo, desde 2018, o plantio de inverno em 17 comunidades indígenas do município. A cultura principal é o milho que pode ser colhido tanto verde, para produção de diversos pratos deliciosos, quanto seco, destinado para a alimentação humana e de animais. Outras culturas também são destaque como o feijão caupi, a mandioca e macaxeira que também contribuem para melhorar a alimentação e geração de renda dentro das comunidades.

Fonte: Prefeitura de Boa Vista

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem