Main Ad

Defesa Civil emite alerta à população sobre elevação do nível de rios e igarapés

 


O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR) e a Defesa Civil emitiram nessa quinta-feira (19) alerta à população para a elevação do nível dos rios e igarapés do Estado.

Com as constantes e volumosas chuvas, principalmente nas cabeceiras dos principais rios de Roraima, o nível das águas está subindo. Conforme o Corpo de Bombeiros, isso coloca os moradores que residem mais próximos destes corpos d’água em risco.

O CBM-RR orienta a população ribeirinha a ficar atenta à elevação dos rios e igarapés. E caso verifiquem a elevação das águas, que deixe o local e busque abrigo em residências de familiares e/ou amigos.

Para os condutores de veículos, a Defesa Civil orienta a trafegar em velocidade baixa. Os motoristas também devem ficar sempre atentos a possíveis problemas nas estruturas viárias.

Caso os condutores verifiquem trechos cobertos por águas, sejam estradas, pontes, etc, a orientação é que não realizem a travessia. O volume de água pode esconder danos estruturais nas vias que podem causar acidentes.

Orienta ainda que qualquer situação emergencial seja, imediatamente, informada ao CBM-RR, através do 193, ou a Defesa Civil de Roraima, pelo 199.


Transtornos

As chuvas intensas dessa semana causaram diversos transtornos na capital e no interior. Vídeos enviados à redação mostram o estado de uma vicinal no município de Rorainópolis.

Um morador que enviou as filmagens até ironizou com a situação. “Os carros são como barcos e as motos como jet-skis”, disse.

As chuvas também trouxeram prejuízos na residência de um morador do interior do estado, que filmou os danos causados pela água que invadiu o imóvel.

Além disso, houve o rompimento de um trecho da BR-210, que deixou o município de Caroebe, Sul de Roraima, ilhado, pois o trecho o interliga a São João da Baliza.

De acordo com o diretor executivo de Proteção e Defesa Civil dos Bombeiros, coronel Cleudiomar Alves Ferreira, uma equipe está no local desde o domingo (15). 


Em alerta

A equipe da Defesa Civil informou ainda que também está em alerta com o rio Anauá, que costuma transbordar com chuvas intensas. Dessa forma, pode prejudicar principalmente a vicinal 21 que também fica na região.

Outro ponto que também está sob constante vigilância da Defesa Civil, é o rio Caroebe, pois costuma transbordar e causar transtornos em vicinais do município e de São João da Baliza.

Do mesmo modo, o coronel Cleudiomar Ferreira, chefe da Defesa Civil, disse que há obras em andamento na BR-432. Enquanto o serviço não for concluído, haverá transbordamento próximo à Vila Central. A Defesa Civil também prevê transbordamentos no limite entre Cantá e Caracaraí.


Boa Vista

Boa Vista registrou isolamentos causados por quedas de árvores e alagamentos. Conforme o coronel Cleudiomar, a situação é comum e a Defesa Civil atende com a retirada de água e ajuda à população.

Já a Defesa Civil do município atende outros casos. A população pode acioná-la através do número 156, canal de atendimento da Prefeitura de Boa Vista.

Ainda na capital, as chuvas também causaram o rompimento da rede adutora da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) na Avenida Brasil, na BR-174, no bairro Pricumã. Com o rompimento, sete bairros de Boa Vista ficaram sem água.

Fonte: Roraima em Tempo


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem