Main Ad

Detran-RR reforça cuidados para motoristas em viagens de fim do ano

A ideia é que todos adotem condutas necessárias para garantir um trânsito seguro e que também façam viagens tranquilas - Foto: Divulgação/Detran-RR

O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) orienta os motoristas que vão ficar na cidade e aqueles que vão pegar a estrada para aproveitarem as festas de fim de ano em segurança com a família e amigos. A ideia é que todos adotem condutas necessárias para garantir um trânsito seguro e que também façam viagens tranquilas. 

O diretor de Segurança do Trânsito do Detran-RR, Gueres Mesquita, reforçou que neste período festivo, o Departamento tem maior preocupação porque motoristas e motociclistas saem para celebrar o Natal e comemorar a chegada do Ano Novo sem redobrar a atenção quanto aos cuidados com o veículo e ao dirigir no trânsito.

“Estamos com a operação Trânsito Seguro com o objetivo de reduzirmos as diversas situações que ocorrem no trânsito, principalmente nesse período. Os agentes de fiscalização estão diariamente em pontos estratégicos na capital, nas saídas da cidade e nas rodovias estaduais, locais onde há grande fluxo de veículos. Também estamos promovendo blitze educativas, para sensibilizar os motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas, quanto aos cuidados no trânsito”, ressaltou.

Mesquita explicou que as regras e as sinalizações de trânsito devem ser respeitadas por todos, para evitar infrações em que muitas delas quando são cometidas podem ter como consequência acidentes que resultam em danos materiais no veículo, lesões graves ao motorista e passageiro e até mesmo em mortes.

“Vamos sair e voltar em segurança. Vamos evitar consumir bebida alcoólica e dirigir, motorista e passageiro devem usar o cinto de segurança, não utilizar o celular enquanto estiver conduzindo o veículo, o transporte de crianças deve ser feito com equipamentos de contenção de segurança que são obrigatórios de acordo com a faixa etária da criança, sendo bebê-conforto, cadeirinha, assento de elevação e cinto de segurança”, enfatizou o diretor e Segurança do Trânsito.

Mesquita disse que ao pegar a estrada, o ideal é que observe as condições do veículo, do sistema de iluminação, dos pneus e freios.

“Se beber não dirija, utilize outros meios como motoristas por aplicativos. Outro cuidado importante antes de pegar a estrada é quanto ao descanso do condutor e a não ingestão de bebida alcoólica. O sono, assim como a embriaguez, afeta os sentidos e aumenta os riscos de acidentes. Evite a alta velocidade que associada ao álcool e sem cinto de segurança torna o acidente muito mais grave. É importante também manter a documentação do motorista e do veículo em dia”, destacou o diretor.

Fonte: SECOM RORAIMA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem