Main Ad

Irrigação com energia solar é alternativa para agricultores no período de estiagem

Lançado em 2022, o projeto “Irriga BV” dispõe de um sistema que gera energia limpa e renovável por meio de placas solares


A forte estiagem enfrentada no Estado nos últimos meses tem preocupado bastante os agricultores familiares, que correm contra o tempo buscando alternativas para amenizar os impactos nas lavouras, bebida dos animais, nos tanques de piscicultura, entre outros. Para atender esse público nesse período difícil, a prefeitura dispõe de um projeto de irrigação fotovoltaica de alta tecnologia e sustentabilidade, o “Irriga BV”.

Lançado em 2022, durante a Agro BV, o projeto é um sistema que gera energia limpa e renovável por meio de placas solares. Foram entregues 35 kits de irrigação fotovoltaica, sendo 5 para comunidades indígenas e 30 para os agricultores participantes do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA).

Os kits são compostos por bomba d’água, 6 placas fotovoltaicas com capacidade para 12 mil L/hora; 2.400 metros de fita gotejadora; tubulação subterrânea de 75mm; tubulação externa de 50mm, registros de linha, filtro e manômetro.

Esse novo sistema auxilia os agricultores a produzirem, de forma mais sustentável e lucrativa, vários alimentos, pois capta a luz do sol e a transforma em energia elétrica, reduzindo o custo de produção e possibilitando a irrigação de diversas culturas no período de verão.

Um exemplo é o agricultor Alziro Reis, que possui uma propriedade no P.A Nova Amazônia, vicinal 7 região do Murupu. Em 2023, ele recebeu o seu kit hoje sua lavoura de milho e os animais não ficam sem água no período seco.

“Aqui nós produzimos milho para a venda das espigas, alimentação do gado e silagem para a venda. A irrigação com as placas solares trouxe mais segurança para as atividades na propriedade e agora já penso até em expandir a área de produção”, frisou Reis.

O secretário municipal da Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto, enfatizou que a tecnologia contribui com a preservação da natureza e zera os custos com a energia elétrica ou combustível, favorecendo o agricultor no campo. “Estamos passando por um período de estiagem e o projeto Irriga BV está, com certeza, fazendo a diferença para as famílias que já receberam o kit”, disse.

Fonte: Prefeitura BV

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem