Main Ad

GREENPEACE: Roraima bate recorde histórico de focos de calor em 2024

Incêndio atinge Amajari, Norte de Roraima — Foto: Samantha Rufino/g1 RR

Roraima atingiu nessa quinta-feira (22) a marca de 1.691 focos de calor em fevereiro e bateu o recorde da série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1999. Em meio ao cenário, o Greenpeace alertou que o governo de Roraima liberou 55 licenças ambientais para queimadas, sendo responsável pelo aumento de focos, segundo a organização.

O número de focos de calor registrados até esta quinta-feira superam a marca de fevereiro de 2007, quando Roraima registrou 1.347 focos. Além disso, dos 10 municípios com o maior número de queimadas no mês de fevereiro, todos estão no estado. No interior, agricultores têm relatado prejuízos "incalculáveis" causados pelo fogo.

O Greenpeace Brasil teve acesso aos dados de licenças para queimadas em Roraima publicadas no Diário Oficial e constatou que no dia 9 de fevereiro foram publicadas 55 licenças para uso de fogo, sendo a maioria em área de pastagem. Dessas apenas duas foram revogadas, segundo dados publicados no Diário Oficial do Estado até o dia 22.

Fonte: g1 Roraima


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem