Main Ad

Políticos de Roraima cobram ações do MAPA para o desenvolvimento do setor produtivo


Zé Haroldo Cathedral reforçou a necessidade do apoio do Governo Federal para o incremento de políticas públicas voltadas à região. (Foto:Ascom)




O governador Antonio Denarium e os parlamentares da Bancada Federal do Estado de Roraima se reuniram, nesta quarta-feira (25), com técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária para discutir sobre políticas públicas e ações estratégicas voltadas para o desenvolvimento do setor produtivo em Roraima.

A reunião, que ocorreu nas dependências do Ministério da Agricultura, teve como objetivo principal criar um ambiente de diálogo entre representantes do estado e o Ministério, visando a identificação de oportunidades e desafios para que possam impulsionar o crescimento do setor agrícola e pecuário na região. Foi apresentado ainda um portfólio de possíveis investimentos, por meio de emendas parlamentares para 2024.

O encontro contou com a presença dos senadores de Roraima, deputados federais e estaduais. Na ocasião, o deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) reforçou a necessidade do apoio do Governo Federal para o incremento de políticas públicas voltadas à região. “Nossa demanda primordial é a obtenção de um suporte mais robusto para os produtores, com enfoque na prestação de assistência técnica, capacitação, pesquisas, ações de defesa sanitária e segurança jurídica”, pontuou.

O parlamentar ressaltou a necessidade impulsionar o desenvolvimento produtivo, através da retomada de programas, que contemplem a integração regional. “Precisamos que esta nova agenda de investimentos priorizem a região Norte, a fim de reduzir as desigualdades regionais. Acredito que um dos principais desafios para os próximos anos é possibilitar que os estados como Roraima possam superar os gargalos de infraestrutura e logísticos que impedem o seu desenvolvimento socioeconômico”. Zé Haroldo defendeu ainda ações integradas entre o Ministério e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima.

Durante a reunião, o governador Antonio Denarium destacou o avanço do agronegócio e da indústria em Roraima nos últimos quatro anos. Ele pontuou que, em 2022, a balança comercial do estado fechou com US$ 517,4 milhões de mercadorias exportadas por empresas locais para outros países, um valor 44% mais alto que em 2021. “O agronegócio é a grande mola propulsora da economia desse país, e especialmente do nosso estado de Roraima. Portanto, precisamos deste olhar mais atento do Governo Federal e de investimentos para o fomento do setor”, afirmou o governador. 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem