Main Ad

Prefeito Arthur entrega CRAS Centenário mais moderno e com maior capacidade de atendimento

Espaço agora leva o nome de Cristiana Vicente Nunes, que foi especialista em Pedagogia Escolar e professora efetiva da prefeitura


Como parte dos investimentos na área social do município, o prefeito Arthur Henrique entregou à população nesta sexta-feira, 5, o novo prédio do Centro Referência e Assistência Social do bairro Centenário. Agora levando o nome de Cristiana Vicente Nunes, que foi professora da rede municipal de ensino, o espaço foi totalmente revitalizado, ampliado e conta com um novo bloco, para ampliar sua capacidade de atendimento.

A obra foi iniciada em maio de 2022, com recursos próprios do município. O prédio está mais moderno e amplo, para garantir maior acesso das famílias em situação de vulnerabilidade que carecem de auxílio social. Segundo o prefeito, o CRAS é a principal porta de entrada de proteção social, uma ferramenta que o município utiliza para atender aqueles que mais precisam, aproximando-os mais dos serviços sociais ofertados.

“É no Cras que a gente consegue dar um direcionamento na vida de muitos jovens e dar um novo significado aos idosos. E o Cras Centenário está totalmente revitalizado para garantir isso e muito mais, com espaços novos, lúdicos e adequados, com toda a acessibilidade necessária, garantindo mais conforto para o servidor e para todos os que são atendidos, inclusive os beneficiários dos nossos projetos sociais”, disse Arthur.

O novo bloco é composto por ambientes de atendimento individualizado, área para o desenvolvimento das atividades técnicas, além de um depósito e estacionamento para funcionários. Foi construído também no local um jardim lúdico com área de convivência e balanço, todo pensado para tornar o atendimento dos usuários o mais agradável possível. A área total revitalizada e construída é de aproximadamente 1.343 metros quadrados.

O Cras Centenário é um dos sete Centros de Referência e Assistência Social de Boa Vista. Foi implantado em março de 2010 e esta é uma das maiores reformas já feitas no prédio em 13 anos de existência. Passou por outras revitalizações em 2021 e em 2016 também passou por reforma e ampliação.

A primeira-dama e secretária de Gestão Social, Nathalia Cortez, destacou a importância do CRAS Centenário devido aos grandes benefícios que são oferecidos lá para a população. Além disso, será o primeiro a receber um nome como homenagem (saiba mais abaixo), sendo que os demais levam os nomes dos bairros onde se encontram.

“Nós estamos muito felizes por fazer essa entrega, pois o Cras é uma das principais portas de entrada para os nossos serviços sociais do município. E o Cras Centenário tem uma importância de atendimento muito grande. E, com certeza, vai representar um grande benefício aos moradores daqui dessa região”, ressaltou a primeira-dama.

Assistência social – Os Centros são importantes equipamentos públicos de proteção social básica. Neles são oferecidos à população serviços como: Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Hoje 188 idosos integram o projeto Cabelos de Prata e 105 crianças e adolescentes participam do Conviver); Acompanhamento das beneficiárias do Programa Família que Acolhe (1.195 famílias são atendidas: 1. 097 em pequenos grupos e 98 por meio de Visitação Domiciliar) e proteção social básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas (37 acamados temporários e Permanentes são atendidos pelo Cras).

Por meio do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, a população acessa a benefícios, programas e projetos sociais, tanto municipal quanto federal, tais como: Crescer, Dedo Verde, ArtCanto, Rumo Certo, Cabelos de Prata, Conviver, Família que Acolhe, Bolsa Família, e muito mais.

Em média, são feitos 4 mil atendimentos mensais às famílias das áreas de Abrangência: 13 de setembro, Asa Branca, Buritis, Caimbé, Centenário, Cambará, Centenário, Cinturão Verde, Jóquei Clube, Liberdade, Marechal Rondon, Nova Canaã, Olímpico, Pricumã, Professora Araceli Souto Maior, Tancredo Neves.

A homenageada – Cristiana Vicente Nunes nasceu em São Gabriel, Rio Grande do Sul em 22/12/1974. Era especialista em Pedagogia Escolar e foi professora efetiva da prefeitura. Atuou na Secretaria Municipal de Gestão Social, exercendo a função de Superintendente de Desenvolvimento Social. Também atuou na função de gerente do CREAS Centro e como assessora do gabinete, executando suas atividades nos mais diversos projetos sociais.

Cris, como era chamada pelos amigos de trabalho, sempre foi lembrada pela sua espontaneidade e alegria em tudo que fazia. Aos 47 anos, Cristiana foi vítima de um acidente de trânsito ocorrido no dia 21 de abril de 2022.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem