Instituto de meteorologia emite dois alertas de chuvas intensas para Roraima

Alertas valem até às 10h de segunda-feira (29) para os 15 municípios do estado. Os avisos são de perigo potencial (da cor amarela) e de perigo (da cor laranja) -Foto: Internet


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (28) dois alertas de chuvas intensas para todos os municípios de Roraima. Os alertas são de perigo potencial (da cor amarela) e de perigo (da cor laranja), e valem até as 10h dessa segunda-feira (29).

O aviso amarelo prevê chuvas com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos que devem ficar entre 40 e 60 km/h.

O alerta amarelo atinge os municípios de São Luiz, São João da Baliza, Rorainópolis, Iracema, Caroebe, Caracaraí, na região Sul do estado, e no Cantá, ao Norte. Nessas cidades, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Já o aviso laranja prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Com chuvas desse nível, há risco real de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta abrange as cidades de Uiramutã, Pacaraima, Normandia, Bonfim, Amajari e Alto Alegre, no Norte, e Mucajaí, ao Sul. Os municípios de São Luiz, São João da Baliza, Iracema, Caroebe, Caracaraí e Cantá também estão sob o alerta. A capital Boa Vista está incluída.

As orientações do Instituto Nacional de Meteorologia são para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, o recomendado é que as pessoas evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e desliguem o quadro geral de energia.

Caso haja algum problema, o Inmet orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Fonte: G1 RR

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem