Main Ad

Hospital da Criança Santo Antônio registra mais um final de semana tranquilo

Hospital da Criança registrou 837 na emergência no último final de semana

 No último final de semana, entre os dias 16 e 18 de dezembro, foram registradas 657 entradas na Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). Um número considerado baixo, se comparado aos finais de semana anteriores, que ultrapassaram os mais de mil atendimentos na unidade hospitalar. Neste mesmo período, em 2021, foram registrados 837 atendimentos.

Segundo Neide Tavares, coordenadora de humanização/acolhimento, os plantões seguiram sem intercorrências. “Tivemos dois dias bem tranquilos, a sexta e o sábado. O domingo foi mais agitado pois recebemos um número maior de crianças com a necessidade de sutura, que é um atendimento que exige mais tempo. Em alguns momentos, tivemos até cinco ao mesmo tempo”, destacou.

É comum que durante os meses de dezembro e janeiro, as unidades básicas de saúde e os hospitais recebam um número maior de crianças. Isso porque, durante as férias escolares, pequenos acidentes são mais recorrentes, como cortes, batidas e luxações. Por isso, a Emergência do HCSA está sempre de portas abertas, não só nos dias úteis, mas também aos sábados, domingos e feriados.

UBS Anexa sempre pronta para atender a população

A UBS integrada fica localizada ao lado do HCSA e recebe as crianças que, após passarem pela triagem que é feita na Emergência do hospital, são classificadas com as cores azul e verde, que são casos mais leves e não são considerados de urgência. Nesse final de semana, entre os dias 16 e 18, a UBS recebeu 184 crianças encaminhadas pelo hospital.

A UBS anexa fica localizada ao lado do Hospital da Criança

Mas, a unidade não recebe apenas as crianças que são encaminhadas pelo HCSA. De acordo com Hermes Lira Martins, diretor da UBS, enquanto a unidade estiver de portas abertas, ela está disponível e preparada para atender a população. “Nós não negamos nenhum tipo de atendimento. E, por isso, tentamos organizar tudo da melhor forma para que todos sejam acolhidos e bem atendidos”, disse.

Para que não haja aglomeração, as cadeiras para a espera são organizadas do lado de fora da unidade, cobertas por uma tenda. Além disso, dentro da UBS, a fila da farmácia também é controlada para que não haja tumulto. No total, neste final de semana, foram realizados 481 atendimentos.

A UBS anexa recebe as crianças encaminhadas pelo HCSA e a população em geral

A unidade foi inaugurada em janeiro deste ano e conta com recepção, duas salas para atendimento médico, sala de triagem, sala de acolhimento, farmácia e sala de enfermagem.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem