Main Ad

CAPITAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA - Política pública voltada para crianças coloca Boa Vista como modelo para o país em ações de promoção do desenvolvimento infantil



Boa Vista é a Capital da Primeira Infância. E ao torna-la uma prioridade, a cidade chama a atenção do mundo e desperta o interesse de várias instituições e profissionais para as políticas públicas de promoção ao desenvolvimento infantil.

O trabalho da gestão começou em 2013 e é percebido em toda cidade. O Família Que Acolhe (FQA) é a primeira política pública da gestão municipal voltada à Primeira Infância. Criado em 2013, o programa desenvolve ações integradas que reforçam os cuidados com a infância desde a gestação até os seis anos de idade.

As ações voltadas à promoção do desenvolvimento infantil têm transformado Boa Vista em referência nacional e internacional. Por isso, foi reconhecida por autoridades e especialistas no assunto como a Capital da Primeira Infância.

“Na Capital da Primeira Infância, criança é prioridade. A partir da criação do FQA, a cidade ganhou uma cara nova e todas as ações passaram a ser pensadas e planejadas para os pequeninos, incluindo as intervenções urbanas, mobilidade, espaço público, para estimular interações lúdicas entre pais e filhos”, disse o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique.


Uma série de ações fazem de Boa Vista a Capital da Primeira Infância

Elas acontecem nas unidade básicas de saúde, onde as grávidas fazem o acompanhamento pré-natal. Nas praças com exemplares da Selvinha Amazônica, nas praças voltada 100% ao público infantil, como é o caso da Praça do Nova Cidade, com brinquedos exclusivos para crianças de até três anos e outros adequados para a faixa etária até seis.

E ainda nas Casas Mãe, onde as crianças atendidas pelo FQA, têm vaga garantida nas creches do município, nos Centro de Referência da Assistência Social (Cras), porta de entrada para os programas sociais do município. Os abrigos de ônibus temáticos, o atendimento hospitalar humanizado.

O “Caminhos da Primeira Infância”, no Nova Cidade interliga todos os aparelhos públicos do bairro de forma lúdica, com o objetivo de garantir a segurança das crianças que transitam por esse percurso e a interação delas com a cidade.

O ensino diferenciado nas escolas, a qualidade da merenda escolar, aulas de robótica, o método Compasso, desbravadores digitais, dentre outras metodologias e incentivos aplicados na educação municipal, como os playgrounds modelos, com piso emborrachado e o Currículo da Educação Infantil de Boa Vista, o primeiro para a educação infantil de Roraima e o primeiro da região Norte.  Um marco com viés educativo e um legado para as futuras gerações da capital.

Tudo em Boa Vista reflete essa política pública, tanto a infraestrutura da cidade, a área de tecnologia, os abrigos de ônibus, praças e escolas. O terminal de ônibus Luiz Canuto ganhou o cantinho da criança; a merenda nas escolas é de qualidade; escolas e Casas Mãe estruturadas; aulas de robóticas; médicos que se vestem como super-heróis no hospital, praças interativas e muito mais.

Fonte: Prefeitura BV

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem